O filme assistido e discutido, revela situações bastante reais. O fato de, uma professora, sem nenhuma experiência, porém, com bastante entusiasmo, se deparar com a "pior" turma de uma "escola inclusiva" nos faz pensar se estamos agindo corretamente, se vale a pena "investir" em ações para modificar uma classe, excluída por alguns.
A princípio, a professora é julgada pelos próprios alunos por ser branca e por a considerarem como representante do domínio dos brancos nos Estados Unidos. As primeiras ações são frustrantes, sem apoio de colegas de trabalho e sem o apoio da direção, a professora acredita na mudança e busca um novo jeito de ensinar a partir da vivência deles.
Podemos constatar no filme que vale a pena sim, modificar a maneira de dar aula, modificar o currículo de acordo com as necessidades trazidas pela turma. O conhecimento que trazem, deve ser explorado e valorizado para que se sintam capazes de relacionar o conhecimento trazido com o conteúdo a ser ensinado.
O Respeito pelo próximo é de fundamental importância nesse processo. Acreditar que são capazes, que são únicos e que são importantes, eleva a auto-estima e fazem se sentir gente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário